sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Educação continuada de mães, pais e cuidadores - Uma experiência exitosa


O Programa Quero uma vida melhor para meus filhos  vem sendo desenvolvido desde 1999 em escolas, faculdades e ONG’s de diversas cidades brasileiras. Nesses 12 anos, participaram mais de 11.000 mães, pais e cuidadores, oriundos de todos os níveis sócio-culturais, beneficiando 150.000 crianças.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os temas mais trabalhados têm sido: 
 Desenvolvendo as múltiplas dimensões de crianças e adolescentes
  
 A psicologia da gravidez e amamentação
  
 Os desafios dos 5 primeiros anos
  
 Necessidades psico-emocionais da criança
  
 Liberdade e limites: Em busca do equilíbrio
  
 Adolescente X família: Como conciliar?
  
 Cultivando a saúde da relação pais – filhos
  
 Ética: oferecendo uma bússola para a vida
  
 O papel insubstituível do pai

 Valores no lar: onde a gente aprende a ser gente (de verdade)

 “Bullying”: quando a escola não é um ambiente acolhedor e seguro

 Sucesso na escola: como ajudar os filhos

 Prevenção ao abuso de drogas: quando e como começar?

 Educando com base em virtudes
METODOLOGIA

O Programa consiste de encontros nos quais são abordados temas críticos da educação de crianças e adolescentes na contemporaneidade. As apresentações focalizam princípios norteadores através dos quais cada pai ou educador pode buscar alternativas que sejam eficazes e, ao mesmo tempo, viáveis para o seu contexto familiar, visando ao desenvolvimento equilibrado das potencialidades de seu filho(a).

Cada encontro consiste de palestra, debates e intercâmbio de experiências. Exercícios práticos são propostos aos participantes e perguntas e depoimentos são estimulados. 
 
IMPACTOS

Os impactos positivos e as significativas mudanças proporcionadas pela metodologia do trabalho foram confirmados por avaliações feitas junto aos participantes.
Esse trabalho preventivo, quando desenvolvido de forma  sistemática e continuada, promove relações mais sadias e equilibradas no lar. Para crianças e adolescentes, isso é essencial, tanto do ponto de vista psicológico e emocional, quanto de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. O fortalecimento dos vínculos familiares é reconhecido como um fator de prevenção ao fracasso escolar, ao abuso de drogas, à marginalidade e violência, e à gravidez precoce.
IMPLEMENTAÇÃO
Quero uma vida melhor para meus filhos  é um programa com a chancela do INPAZ (Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos), podendo ser implementado em diversos formatos.

 
Desde novembro de 2009, o Programa foi implementado em quatro escolas públicas São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, graças à Secretaria de Educação do município. 

Nos anos de 2007 e 2008, o Programa contou com a parceria da prestigiosa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (http://www.bahiana.edu.br/). A "Bahiana" disponibiliza, em seu site, podcasts das palestras que ministrei este ano. São trechos das palestras, em vídeo e em áudio, que podem baixadas para o seu computador.

Para acessar esse material, basta clicar em: http://www.bahiana.edu.br/moodle/mod/resource/view.php?id=1442


PARA MAIORES INFORMAÇÕES

2 comentários:

ADM disse...

Feizi, que ótimo blog este que voce criou!

Adorei!!! dou nota 1000! Já estou divulgando.....

Parabéns,
Abraço,

Silvana Teixeira

ADM disse...

Olá Feizi, como vai?

Tudo bem?

Gostei do blog parabéns... em tempo, você continua morando em Bsb?

Mande noticias.
abçs
Big Richard